domingo, 28 de outubro de 2007

O trabalho de livreiro/a (caixeiro para o estado)

Gostar de livros, arrumar livros todo o santo dia, gostar de pessoas, adaptar-se a elas, utilizar regras de marketing, e esquece-las, saber de contabilidade, saber de informática, ler muito, ver catálogos...Gostar de livros.
Tem de se gostar muito deste universo com as suas infinitas particularidades para trabalhar neste ramo.
Sim, eu gosto, imensamente!

6 comentários:

Bruno Duarte Eiras disse...

Mas que boa descrição... vou passar a aplicá-la aos bibliotecários também; referindo a fonte, é claro.

jo disse...

Bruno, obrigado por este 1º comentário que não esperava tão rápido. Vindo de um bibliotecário cujo blog costumo visitar ainda por cima!Que óptimo.
Pois são duas profissões tão parecidas, apesar da sua ser considerada mais nobre. Os livreiros, nunca deixam de ser comerciantes com o que isso tem de negativo na mente do público de leitores (infelizmente). Há dias em que preferia ser bibliotecária.

Bruno Duarte Eiras disse...

A profissão de bibliotecário pode ser considerada mais nobre, mas tal como digo numa história que publiquei no dia 25 de Outubro, ninguém sabe muito bem o que faz.
Acho que um dos estigmas das 2 profissões é o facto de se trabalhar directamente com as pessoas... por cá achamos que o trabalho com o público é desprestigiante; acha-se mais digno estar fechado num gabinete e "aparecer" apenas quando chamado.
Às vezes acho que gostava de ser livreiro! :-)

Totoia disse...

Apesar de ouvir comentários do genéro "mas tu gostas mesmo de arrumar livros", não desisto.Eu sempre quis ser livreira ou bibliotecária, qualquer coisa ligada ao livro, um objecto do qual sou totalmente dependente. Por isso acho que percebo perfeitamente este post.

jo disse...

Pois, é uma espécie de dependência, uma doença! :)

Carla disse...

Olá
Adoro livros...desde ao cheiro, ao tacto, passando, claro, pela literatura em si. O meu emprego de sonho é sem dúvida trabalhar com livros, portanto como é que posso ser bibliotecária ou livreira?